Digital Skills and Jobs

logo ponto digital white

ANI ATRIBUI DISTINÇÃO BFK NO WSA

ANI – Agência Nacional de Inovação volta a associar-se, através do programa “Born from Knowledge”, ao WSA – World Summit Awards 2023. As candidaturas à edição nacional desta competição mundial – focada na inovação digital local com impacto social – estão abertas até 18 de julho, sendo a seleção dos projetos liderada pela APDC.Podem candidatar-se ao WSA Portugal projetos digitais nacionais nas oito categorias a concurso: Government & Citizen Engagement; Health & Well Being; Learning & Education; Environment & Green Energy; Culture & Tourism; Smart Settlements & Urbanization; Business & Commerce; e Inclusion & Empowerment.O melhor projeto nacional de base científica e tecnológica será premiado pela ANI com o troféu “Árvore do Conhecimento”, peça de arte da autoria de Leonel Moura, e com 2 500 €. Em 2022, no âmbito da seleção nacional dos WSA, a ANI atribuiu o prémio Born from Knowledge (BfK) à CRIAM, startup médica que desenvolveu uma plataforma de diagnósticos automática e portátil que utiliza machine learning e visão computacional.

PROJETOS NACIONAIS

VENCEDORES DO WSA 2022 GLOBAL

X-PLORA (Culture & Tourism) – É um guia multimédia para visitas físicas e virtuais, que aposta em tecnologias imersivas e na gamificação, como forma de melhorar a experiência do cliente e gerar receitas alternativas para locais, cidades e marcas.

Introduz um sistema de contextualização através de Realidade Alargada (AR/VR), Gamificação e Blockchain na mesma plataforma, para resolver o problema da falta de envolvimento, sustentabilidade e recursos de receitas alternativas.

WATER WISE SISTEM (Environment & Green Energy) – Surgiu para responder ao sentimento de urgência na conservação da água e a sua utilização eficiente. É uma solução inteligente desenhada de raiz para a gestão e processamento massivo de eventos complexos e heterogéneos. Transforma dados em conhecimento, com recurso a modelos analíticos e preditivos suportados em machine learning e deep learning, e identifica anomalias em tempo real.

NUADA (Health & Well-Being) – Foi criada para dar resposta à diminuição na força das mãos, por doença ou lesão, assegurando que o utilizador não depende de terceiros para o seu bem-estar pessoal. É a 1ª luva de apoio inteligente, com múltiplos sensores especiais incorporados e tendões artificiais de inspiração biológica. Uma bracelete contém a maior parte dos componentes eletromecânicos e de conectividade. Permite forças de apoio (até 40 kg), quando necessário.

NÃO PERCAS A OPORTUNIDADE DE SER O PRÓXIMO VENCEDOR