O Curso de Mestrado em Engenharia Mecatrónica da UMinho trata de forma coerente os domínios interdisciplinares de engenharia mecânica e eletrónica.
A Mecatrónica é fundamental no estudo e desenvolvimento do projeto de produto. Os produtos modernos são constituídos por mecanismos, circuitos elétricos ou eletrónicos, pelo que é necessária uma combinação destas áreas de competência para o projeto, desenvolvimento e fabrico de um produto bem-sucedido.
A Engenharia Mecatrónica torna possível a geração de sistemas mais simples, mais económicos, mais seguros e mais versáteis. São áreas de aplicação típicas para Mecatrónica áreas que apresentam elevado ritmo de desenvolvimento e de grande valor acrescentado como a Automatização e Robótica, a tecnologia Automóvel, a Biotecnologia, a Biomecânica, a Micromecânica e os Microssistemas, a Sensórica, etc..
O curso de Mestrado em Engenharia Mecatrónica, ao admitir candidatos com o grau de licenciado em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica ou formações afins, congrega os saberes de base daquelas formações e permite criar com rapidez especialistas para um sector industrial exigente, e integrar os saberes necessários da Mecânica e da Eletrónica.
O Mestrado em Engenharia Mecatrónica (MEM) resulta da necessidade de preencher adequadamente um domínio crescentemente especializado no projeto, construção comando e controlo inteligente de máquinas e equipamentos de acionamento eletromecânico, segundo o modelo de convergência dos sistemas de ensino superior na União Europeia, iniciado com a Declaração de Bolonha. É suportado pelos Departamentos de Engenharia Mecânica (DEM) e Eletrónica Industrial (DEI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).